|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
PORTFOLIO |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CURRÍCULO |
Graduado em Jornalismo pela PUC-SP, mestre em multimeios pelo IA-Unicamp, doutor em artes pela ECA-USP, pós-doutor em multimeios pelo IA-Unicamp. Atuou na imprensa como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico da área de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entre 1991 e 1995. Entre 2005 e 2010, atuou como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Multimeios do IA-Unicamp. Atualmente, é professor e coordenador de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, e professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.
Graduação: Comunicação Social - Jornalismo, PUC-SP [1986-1989] Mestrado: Multimeios, Instituto de Artes da Unicamp [1991-1994] Doutorado: Artes, Escola de Comunicações e Artes da USP [1995- 2000] Estágio [pesquisa de campo]: École des Beaux-Arts de Paris [1997-1998] Pós-Doutorado: Multimeios, Instituto de Artes da Unicamp [2004-2006]
Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP [desde 1995] Faculdade de Artes Plásticas da FAAP [desde 2000]
Instituto de Artes da Unicamp [2005 a 2010] Voltage [desde 2006 a 2010] Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo [2000-2004] Departamento de Artes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul [2000-2004] Faculdade de Comunicação Social da ESPM [1998] Fundação Cultural Cassiano Ricardo, S. José dos Campos [1991-1995]
História da Fotografia
Os coletivos e o redimensionamento da autoria fotográfica. Revista Studium n. 32. Campinas, SP: Instituto de Artes da Unicamp, 2011. A prova: ensaio sobre a incompletude. Revista Studium n. 22. Campinas, SP: Instituto de Artes da Unicamp, 2009. Augusto Malta e Marc Ferrez: Olhares sobre a construção de uma metrópole (em co-autoria com Antônio Ribeiro de OLIVEIRA JR). Revista 19&20 (Online), n. III, 2008. Retrato de uma face velada: Baudelaire e a fotografia. Revista FACOM. São Paulo: Faculdade de Comunicação da FAAP, 2007. A fotografia e as representações do tempo. Revista Galáxia n. 14. Revista do. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, 2007. Para reler a Câmara Clara. FACOM n. 14. São Paulo: Faculdade de Comunicação da FAAP, 2006. Testemunhos silenciosos: uma nova concepção de realismo na fotografia contemporânea. Revista ARS n.8. São Paulo: Departamento de Artes Plásticas da USP, 2006. Entre a memória e o esquecimento: o realismo da obra de Sophie Calle. Revista Studium n. 22. Campinas, SP: Instituto de Artes da Unicamp, 2005. O corte fotográfico e a representação do tempo pela imagem fixa. Revista Studium n. 12. Campinas, SP: Instituto de Artes da Unicamp, 2004. Rio de Mão Dupla: Dois Olhares sobre a Metrópole. Revista FACOM n.11. Faculdade de Comunicação da FAAP, 2003 (Co-autoria: OLIVEIRA JR., Antônio Ribeiro). O Caos e a Teia. Potenciais Revelados na Complexidade da Internet. Revista FACOM n. 7. São Paulo: Faculdade de Comunicação da FAAP, 2000. A Mulher que Sorri para Todos. Revista FACOM n. 6. São Paulo: Faculdade de Comunicação da FAAP, 1999. O Caos e a Teia: Potenciais Revelados na Complexidade da Internet. Revista TRILHAS n.6. Campinas, SP: Instituto de Artes da Unicamp, 1997. Da Gênese ao Efeito. Entrevista com Philippe Dubois. Revista FACOM n. 3. São Paulo: Faculdade de Comunicação da FAAP, 1996. (Co-autoria: BORDAS, Marie Ange). Revitalizando um Velho Gênero. Revista IMAGEM n. 7, Campinas, SP: Editora da Unicamp, maio/agosto de 1996.
Capítulos de livros: Julio Bittencourt: Introduction. in Julio Bittencourt: In A Window Of Prestes Maia 911 Building. Heidelberg, Alemanha: Kehrer - Heidelberg, 2008. Fotografia e Acaso. In: Dulcimira Capisani (Org.). Tranformação e Realidade. Mundos convergentes e divergentes. Campo Grande: Editora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2001. O Acaso na Fotografia: velhos problemas diante de novos critérios da arte. In: José Luiz Braga; Sérgio Dayrell Porto; Antônio Fausto Neto (Org.). A Encenação dos Sentidos. Mídia, Cultura e Política. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995. Fotografia e acaso: a expressão pelos encontros e acidentes. In: Etienne Samain. (Org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec / CNPq, 1988.
Textos em revistas e jornais: Poesia Concreta. Jornal Valor Econômico (Caderno Eu & Fim de Semana). São Paulo: Valor Economico, 23/03/2007. Les Maitres Bresiliens. Revista Photo (Special Brésil) n.329. Paris, 01/04/1996 (Co-autoria: KOSSOY, Boris). Nouvelle Géneration. Revista Photo (Special Brésil) n.329. Paris, 01/04/1996 (Co-autoria: KOSSOY, Boris). Em foco, a modernidade. Jornal da Tarde (Caderno de Sábado). São Paulo, 17/02/1996.
Publicações ligadas a eventos acadêmicos: Acheiropoiesis: sobrevivência do valor de culto na imagem técnica. In: Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2010. Caxias do Sul: Intercom, 2010. Memórias fixadas, sentidos itinerantes: os arquivos abertos de Chris Marker. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 2008. Natal: Intercom, 2008. Relativizando Baudelaire: uma releitura da crítica ao salão de 1859. In: Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom. Santos – SP: Intercom, 2007. Entre a memória e o esquecimento: realismo na fotografia contemporânea. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom. Rio de Janeiro: Intercom: 2005. Uma nova estética realista na fotografia contemporânea. In: SILVA, Jorge Anthonio. Encontros Estéticos. São Paulo: Conjunto Cultural da Caixa, 2005. O corte fotográfico e a representação do tempo pela imagem fixa. In: Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom. Porto Alegre: Intercom, 2004. Testemunhos silenciosos: uma nova concepção de realismo na fotografia contemporânea. In: Brasília. Arte em pesquisa: especificidades. Anais do 13o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP. Brasília : Editora da Universidade de Brasília, 2004.
Textos em catálogos de exposições e mostras: Um lugar chamado fotografia, uma postura chamada contemporânea. In: CHIODETTO, Eder; MONTEROSSO, Jean-Luc. (Org.). A invenção de um mundo (Catálogo de Evento e Exposição). São Paulo: Itaú Cultural, 2009. Panoramas do Sul. In: 15o Festival Internacional de Artes Eletrônicas, 2005, São Paulo. Performance - 15o Festival Intenacional de Artes Eletrônicas. Organização: Fundação Video Brasil / Sesc, 2005 (co-autoria: BRASIL, André ; MELO, Christine ; JESUS, Eduardo de ; FARKAS, Solange Oliveira). Pose Detida. . Texto para o catálogo da exposição Pose Detida, realizada nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade, entre 16/05 e 16/06/01, com curadoria de José Fujoka. OPrganização: Secretaria de Estado da Cultura / Instituto Goethe, 2001 Novíssimos. Texto para o catálogo da exposição "Novíssimos", realizada na Galeria Fotoptica, entre 31/10 e 29/11/96, com curadoria do grupo "Panoramas da Imagem". Organização: Panoramas da Imagem, 1996.
Traduções: La Jetée (Tradução para legendas do filme de Chris Marker) Mostra Chris Marker. São Paulo: Centro Cultural Banco do Brasil / Klaxon Eventos Culturais, 2009. O público moderno e a fotografia (Artigo: BAUDELAIRE, Charles Baudelaire, Le publique moderne e la photographie). Revista FACOM n. 16. São Paulo: Faculdade de Comunicação da Faap, 2007. A Conexão Planetária (Livro: LÉVY, Pierre. World Philosophie). São Paulo: Editora 34, 2001 (co-autoria: Maria Lucia Homem). Sobre a Iconoteca Inteligente (Artigo: RODRIGUEZ, Vincen, Iconoteca Inteligente). In: SAMAIN, Etienne (Org.). O fotográfico. São Paulo: Hucitec /CNPq, 2001. |